O edital nº 404/2024, de 05 de novembro, formalizou o resultado do processo eleitoral do Instituto Federal Farroupilha (IFFar): a atual reitora, professora Nídia Heringer, foi reeleita para seguir à frente da instituição, em um pleito marcado pelo diálogo aberto e pela participação ativa de toda a comunidade acadêmica. Com um total de 3.825 votos, sendo 2.998 dos alunos, 424 dos professores e 403 dos técnicos administrativos em educação (TAE), Nídia celebrou o resultado e reforçou seu compromisso com um IFFar mais inclusivo e democrático.
Ao longo da campanha, que abrange os 11 campi em funcionamento e a Reitoria, Nídia apresentou seu Plano de Gestão recebeu contribuições para que este fosse um compromisso construído participativamente e reafirmou os propósitos de um IFFar transparente e democrático, em que ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização articulados e inclusivos sejam cada vez mais fortes. Em cada campus, houve diálogo com estudantes, professores e técnico- administrativos: escutas ativas que trouxeram muitos temas para o próximo ciclo de gestão. A campanha foi marcada por momentos de interlocução direta, de acessibilidade plena, além de disponibilização de uma plataforma online, dedicada para a comunidade enviar propostas e contribuições, destacando o compromisso com a construção colaborativa.
Em sua fala de agradecimento, Nídia expressou gratidão e renovou sua motivação para o próximo mandato:
“É com muita emoção e gratidão que recebemos a confiança da nossa comunidade acadêmica. Cada voto representa a convicção de que estamos construindo um IFFar forte, ético, que abraça seus servidores e estudantes, que é referência em ensino, pesquisa, extensão, comprometido com a sociedade e que olha para o futuro. Agradecemos imensamente a todos os estudantes, professores e os técnico- administrativos que participaram deste processo. Vamos juntos, de forma democrática e colaborativa: construiremos um IFFar que atenda aos sonhos de cada um de vocês!”
Nídia Heringer reafirma o compromisso com a educação profissional e tecnológica, com a ciência, a arte, a cultura, o esporte, a valorização das carreiras, o cuidado com as pessoas e com a imagem institucional. Destacou que nesse processo eleitoral mais mulheres passam a assumir a liderança – são 7 campi com mulheres eleitas no IFFar – o que diz do respeito entre mulheres e homens que atuam juntos para mais pessoas terem oportunidades educacionais.
Hoje o IFFar oferta 69 cursos técnicos, 54 cursos superiores, 14 especializações e é polo do Mestrado em Rede, o ProfEPT. Os campi em funcionamento são Alegrete, São Borja, Uruguaiana, Jaguari, São Vicente do Sul, Júlio de Castilhos, Panambi, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santo Augusto e Santa Rosa. Já São Luiz Gonzaga e Caçapava do Sul estão em fase de implantação. Santa Maria é outro município que deverá ter um campus, além da reitoria do IFFar.