Na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, foi calorosamente recebida pelos estudantes do Campus Frederico Westphalen, onde iniciou sua agenda do dia acompanhando a Mostra Cultural com apresentações musicais dos alunos. O evento, que destacou o talento e o engajamento dos estudantes, proporcionou à reitora momentos de interação e troca com a comunidade acadêmica.
“Ver nossos estudantes tão engajados e criativos mostra o quanto o ambiente do IFFar contribui para a formação completa e para o desenvolvimento dos jovens”, afirmou Nídia. A visita ao Frederico Westphalen faz parte do ciclo de encontros nos campi da instituição, nos quais a reitora apresenta seu Plano de Gestão e dialoga diretamente com estudantes, técnicos e docentes.
À tarde, a reitora dedicou seu tempo a conversas com alunos, docentes e técnicos, ouvindo demandas e compartilhando suas propostas de gestão. Encerrando o dia, Nídia visitou as salas de aula durante o turno da noite, onde teve a oportunidade de interagir diretamente com os estudantes.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
Seguindo a agenda da semana, Nídia passará ainda pelos campi de Santo Augusto, nesta quarta-feira; Júlio de Castilhos, na quinta-feira; e, na sexta-feira, encerrará a semana na Reitoria do IFFar, em Santa Maria, onde participará do segundo debate da campanha para reitora. Restando ainda a visita ao campus de Santa Rosa, no dia 4 de novembro, um dia antes da eleição.
A série de visitas reforça o compromisso de Nídia com uma gestão inclusiva e participativa, promovendo um canal direto para a coleta de sugestões e demandas da comunidade acadêmica.
REELEIÇÃO E NOVAS PROPOSTAS
Candidata à reeleição, Nídia Heringer busca consolidar os avanços alcançados em sua gestão e implementar novas iniciativas que fortaleçam o IFFar. Suas principais propostas são focadas na melhoria de condições para atuação dos servidores, em propiciar um itinerário formativo adequado, do acesso à conclusão dos cursos pelos estudantes, em integrar ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização como elementos indissociáveis, além de promover avanços em governança, sustentabilidade e comunicação.
NÍDIA HERINGER
Nídia Heringer é uma educadora com sólida formação acadêmica e experiência em gestão pública. Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Cursou a Graduação em Letras – Português Inglês e Respectivas Literaturas – na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Antes de assumir a reitoria do IFFar, Nídia atuou em diversas funções administrativas e pedagógicas, contribuindo significativamente para a expansão e qualificação da educação técnica e tecnológica no Brasil. Seu trabalho é pautado pela ética, transparência e pela busca constante de melhorias para a comunidade acadêmica.
Texto e fotos: Rodrigo Ricordi